Sobre o Curso

A Administração, enquanto profissão foi regulamentada em 09 de setembro de 1965, por meio da Lei 4.769, ocasião em que foram definidas as profissões de administrador de empresas e de administrador público.

Em 08 de julho de 1966, foi editado o Parecer do então Conselho Federal de Educação (CFE) que definiu o primeiro currículo mínimo dos cursos de Administração.

O Curso de Bacharelado em Administração do Campus XII – Guanambi foi incluído na proposta do Plano de Expansão da Universidade dos cursos de graduação, conforme Portaria nº 1990 de 20 de agosto de 2003, posteriormente, a Resolução nº 288 do CONSU/UNEB, de 13 de julho de 2004, cria, autoriza a implantação e o funcionamento do referido curso neste Campus.

O Curso de Bacharelado em Administração do DEDC visa à formação humanística, técnica e científica do aluno. Sendo assim, tal curso se fará pautado de forma a despertar a visão crítica, política, social, criativa e ética, para que o futuro profissional possa tomar decisões, empreender com competência e atuar interdisciplinarmente na administração das organizações governamentais e não-governamentais como agente de transformação e desenvolvimento.

A presente proposta tem o compromisso com a formação superior que possa abranger a administração nessa nova ordem de emergentes mudanças sociais, tecnológicas e científicas. Para tanto, o curso terá por finalidade atender às demandas das realidades do município de Guanambi e região circunvizinha, sob aos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

O curso tem parcerias consolidadas com instituições da cidade e região, tais como: SEBRAE, CDL, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Educação, INSS, Justiça Federal, Banco do Brasil, dentre outras. As mesmas oferecem campos de estágio para os nossos acadêmicos, por conta disso, concorremos ao edital do Prolem que nos contemplou com a sala de multimeios que tem como objetivo servir de local de treinamento e recrutamento dos nossos alunos. Também contamos com a Empresa Junior e o Diretório Acadêmico (D.A), como instrumentos que contribuem com a autonomia estudantil, interagindo nos espaços acadêmicos e promovendo a integração entre Universidade e comunidade. 

Pensar a formação do Administrador na sociedade contemporânea – onde os avanços da tecnologia, da comunicação e da informação redimensionam a estrutura do trabalho, gerando desemprego em massa – requer pensá-la para as exigências da sociedade em curso. Assim, o curso de Administração, enseja formar profissionais com visão sistêmica da realidade social, que, a partir de conhecimentos técnico-científicos e de reflexão crítica, possam estar atentos à relevância social do desenvolvimento na atualidade. Enfim, um profissional que apresente flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do Administrador, capaz de compreender, analisar e intervir na estrutura social e econômica do país, através de uma atuação marcante em termos regionais.

O profissional do Curso de Administração estará legalmente apto a atuar como profissional em: Empresas, Comércios, Indústrias, Hospitais, Hotéis, Área Rural, Cooperativas, Consórcios, Imóveis, dentre outras.

Sendo assim, o curso de graduação de Administração deve formar profissionais que revelem as seguintes competências e habilidades:

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;

Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: Noturno.


Estrutura acadêmica

Coordenação e Secretaria

Coordenação
Rogério Santos Marques
rmarques@uneb.br

Secretaria
Adaltiva dos Santos Xavier
(74) 3641-4532/ 3503 (Ramal 208)
asxavier@uneb.br


Docentes

Antônio Ribeiro Bomfim

Vinculação: Substituto 
Titulação: Doutorado em Difusão do Conhecimento - UFBA 
Regime de Trabalho: 40 h 
abomfim@uneb.br
Currículo Lattes

Adler Moreira Chaves

Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado em Administração Universidade Federal do Espírito Santo, UFES
Regime de Trabalho: 40 h 
adllerchaves@uneb.br
Currículo Lattes

Fabricio Lopes Rodrigues

Vinculação: Efetivo 
Titulação: Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação - UNEB
Regime de Trabalho: 40h
flrodrigues@uneb.br
Currículo Lattes

Jane Kelly Nascimento Porto Guimaraes

Vinculação: Substituta  
Titulação: Especialização em Gestão Hospitalar UNIFG 
Regime de Trabalho: 40h
jguimaraes@uneb.br 
Currículo Lattes

João Hélio Reale da Cruz

Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado em Direito - UNESA 
Regime de Trabalho: 20h
jrcruz@uneb.br
Currículo Lattes

João Wilker Aparecido Guimarães da Silva

Vinculação: Substituto
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
jwagsilva@uneb.br
Currículo Lattes

José Brilhante de Sousa Neto

Vinculação: Substituto
Titulação: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil
Regime de Trabalho: 40h
jbsneto@uneb.br 
Currículo Lattes

Jussimara de Cássia leite de Souza

Vinculação: Substituta
Titulação: Especialização - MBA em Gestão Empresarial - IBEPEX 
Regime de Trabalho: 40 h 
jclsousa@uneb.br 
Currículo Lattes

Lara Amorim Helfenstein

Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado Profissional em Planejamento Territorial - Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS
Regime de Trabalho: 40 h 
lhelfenstim@uneb.br
Currículo Lattes

Rogério Santos Marques

Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde – PUC – GO 
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva 
rmarques@uneb.br 
Currículo Lattes

Wilson Pereira dos Santos

Vinculação: Substituto 
Titulação: Especialização em Docência no Ensino Superior (UNIFG) 
Regime de Trabalho: 40 h 
wpsantos@uneb.br 
Currículo Lattes


Infraestrutura

  • 07 Salas de Aula;
  • 01 Sala do Colegiado;
  • 01 Sala do Centro Acadêmico;
  • 07 Computadores/ Datashow;
  • 01 Laboratório de Informática – LabInf;
  • 01 Sala de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (pesquisa)
  • 01 Serviço de Informática (pesquisa e impressão de material didático)

Estrutura Curricular

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h / 14h às 18h.

Loteamento Ipanema, s/n, Bairro Ipanema. Guanambi – BA | UNEB.