Sobre o Curso

A legislação pertinente aos Cursos de Formação de Professores de Educação Física é a Resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação. O currículo do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UNEB foi elaborado tomando como referencial exatamente esta legislação.Historicamente, os exercícios físicos entraram na escola, através de uma prática chamada ginástica e algumas manifestações esportivas ou jogos institucionalizados. No Brasil, a ginástica sofreu forte influência militar, marcadamente com o método francês na escola.

A ênfase na ginástica serviu para tornar confuso o conceito de Educação Física, passando a ser comum identificá-la como sinônimo.

O desenvolvimento histórico impregnou-a, ainda mais, de valores que incidiram sobre o físico, seja no aspecto da saúde ou da superação do próprio rendimento, concretizando na escola uma prática amarrada a uma ideologia dos dons e aptidões.

Para este fazer prático, os currículos destes cursos contemplavam disciplinas práticas, em 60% em termos percentuais (aprende-se o que se deve ensinar nas escolas), acrescidos de disciplinas que abordavam conhecimentos fragmentados sobre o homem, quase todos no sentido biológico, fisiológico e biomecânico.

A partir dos anos 80, as análises críticas relativas à atual situação da Educação Física no país, tiveram um crescente impulso, movimento que induzia a transformação do papel do professor da área. Neste período, as críticas tornaram-se mais contundentes e os debates mais acirrados. Dessa discussão acumulada, surgiram numerosos trabalhos científicos, publicações acadêmicas, revistas e livros que revelaram o engajamento de um corpo consciente de profissionais que reivindicavam a transformação do papel do professor e da Educação Física, para atender às mudanças sociais que o contexto exigia.

O II Congresso Brasileiro de Esporte Para Todos, realizado em Belo Horizonte em 1984, e coordenado pela Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, produziu, como eixo norteador, A CARTA DE BELO HORIZONTE, um documento direcionado aos Cursos de Formação em Educação Física, representando um salto qualitativo nas discussões sobre currículo.

Com a reformulação curricular proposta pela Resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação e a observância na referida “Carta”, possibilitou-se uma ampla discussão nacional, além de diferentes iniciativas institucionais. A introdução de conhecimentos da chamada área humanística, abriu novos horizontes sobre a realidade da dicotomia teoria e prática da Educação Física. A presença da Filosofia, na maioria dos currículos, foi um forte sinal de que a comunidade acadêmica desejava mudanças, e aí aconteceu um avanço significativo na estrutura curricular dos cursos de formação.

Apesar dos avanços que trouxe para o curso, esta Resolução não acompanhou a produção mais emergente do país, do ponto de vista acadêmico-científico, deixando assim uma lacuna, na medida em que determina áreas do conhecimento e disciplinas, tirando a autonomia e a possibilidade de alguns cursos alçarem novos vôos.

Atualmente, várias Universidades têm criado cursos e promovido reformas curriculares, algumas mais preocupadas com a chegada do terceiro milênio e dos acontecimentos pós-modernista. A UNEB é uma delas, e procura contornar as diretrizes estabelecidas, tentando fugir das amarras legais, sem ferir a Resolução, construindo um currículo mais versátil, “ousado” e, sobretudo, contemporâneo.

Para operacionalizar os objetivos propostos pelo curso de Educação Física, ministrado no Departamento de Educação do Campus XII, foram estabelecidas diretrizes, visando o salto qualitativo na formação e superação das contradições, pautadas na legislação em vigor, porém, pertinentes a um curso que pretende estabelecer-se qualitativamente. São elas: 

A quebra total da visão fragmentada de homem, tal qual existe hoje dentro dos cursos de Educação Física. É necessário a uma visão holística, que compreenda o homem como um ser indivisível. 

A superação de práticas pedagógicas, usualmente adotadas nos termos exclusivos de base positivista, substituindo-as por práticas produtivo-criativas, vinculadas à atividade social, que estimulam a aprendizagem significativa. 

A implementação de um modelo metodológico que contemple o estabelecimento de uma rotina didática, baseada na experimentação, por meio de atividades docentes, buscando eliminar a dicotomia teoria-prática. 

O estabelecimento de uma relação professor-aluno dialógica e comunicativa, de forma que permita um processo de decisão, execução e avaliação participativa e cooperativa, numa perspectiva de construção coletiva, como deve ser a produção de conhecimento na Universidade. 

A ruptura de uma visão idealista e abstrata de Educação/Educação Física, tendo como referência principal o processo de trabalho de intervenção sócio-pedagógica, como núcleo essencial da formação profissional. 

A concepção do currículo, não como uma simples agregação e listagem de disciplinas, mas como um conjunto articulado de atividades, que possibilitam a transmissão do conhecimento, através de variados procedimentos pedagógicos e acadêmicos, adequados a seus conteúdos.

As diretrizes enunciadas acima, traduzem a concepção teórico-filosófica, concepção esta, das mais avançadas, uma vez que se valeu não só da nova LDB, como também das produções mais recentes dos grandes centros de produção e elaboração do conhecimento. Servem, portanto, como eixo norteador da formação do profissional da área.

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: Matutino.


Estrutura acadêmica

Coordenação e Secretaria

Coordenação
Berta Leni Costa Cardoso
bcardoso@uneb.br

Secretaria
Dayanne Mota de Oliveira Ribeiro
(77) 3451-1535 (Ramal 214)
damoliveira@uneb.br

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

2021.1 e 2021.2

Pres. Luiz Humberto Rodrigues Souza
E-mail: lrsouza@uneb.br

Glaurea Nádia Borges de Oliveira
E-mail: gnoliveira@uneb.br

Nadson Santana Reis
E-mail: nsreis@uneb.br

Mateus Carmo Santos
E-mail: matcsantos@uneb.br

Fábio Thomaz Melo
E-mail: ftmelo@uneb.br

Jorge Adilson Gondim Pereira
E-mail: japereira@uneb.br

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso

2021.1 e 2021.2

Mateus do Carmo Rodrigues
E-mail: matcsantos@uneb.br

Berta Leni Costa Cardoso
E-mail: bcardoso@uneb.br

Marijunio Rocha Pires
E-mail: mrpires@uneb.br

Hegle de Assis Pereira
E-mail: hapereira@uneb.br

Coordenação Setorial de Estágio

2021.2

Pres. Glaurea Nádia Borges de Oliveira
E-mail: gnoliveira@uneb.br

Supl. Nadson Santana Reis
E-mail: nsreis@uneb.br

Luiz Humberto Rodrigues Souza
E-mail: lrsouza@uneb.br

Mateus Carmo Santos
E-mail: matcsantos@uneb.br

Ana Paula dos Santos Souza
E-mail: apsouza@uneb.br

Jorge Adilson Gondim Pereira
E-mail: japereira@uneb.br

Fábio Thomaz Melo
E-mail: ftmelo@uneb.br

Mariângela Ribeiro do Santos
E-mail: marsantos@uneb.br

Ana Gabriela Alves Medeiros
E-mail: amedeiros@uneb.br

Disc. Eleide Rocha Alves
Disc. Pablo Ferreira Lima (supl.)


Docentes

Ana Gabriela Alves Medeiros

Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto - Portugal
Regime de Trabalho: 40h - Dedicação Exclusiva
amedeiros@uneb.br
Currículo Lattes

Ana Paula dos Santos Souza

Vinculação: Substituta 
Titulação: Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – UFBA 
Regime de Trabalho: 40h
apsouza@uneb.br 
Currículo Lattes


Berta Leni Costa Cardoso

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado em Educação Física – UCB – DF 
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva 
bcardoso@uneb.br
Currículo Lattes

Claudio Bispo de Almeida

Vinculação: Efetivo
Titulação:Doutorado em Ciências da Saúde – UESB 
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva 
cbalmeida@uneb.br   
Currículo Lattes

Fausta Porto Couto

Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado em Educação Conhecimento e inclusão social – UFMG 
Regime de Trabalho: 40h
fcouto@uneb.br
Currículo Lattes

Gláurea Nádia Borges de Oliveira

Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado em Educação – USP 
Regime de Trabalho: 40h Dedicação Exclusiva 
gnoliveira@uneb.br
Currículo Lattes

Jorge Adilson Gondim Pereira

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado em Educação Conhecimento e inclusão social – UFMG 
Regime de Trabalho: 40h
japereira@uneb.br
Currículo Lattes

Kayala Oliveira Souza


Vinculação: Substituta 
Titulação: Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos
Regime de Trabalho: 40 h
Curriculo Lattes
kayalasouza@uneb.br

 

 

Luiz Humberto Adilson Gondim Pereira

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado em Educação Física – UCB  
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva
lrsouza@uneb.br 
Currículo Lattes

Marcius de Almeida Gomes

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado em Educação Física – UFSC 
Regime de Trabalho: 40h
magomes@uneb.br
Currículo Lattes

Mariângela Ribeiro dos Santos

Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado em Educação Física – UNB 
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva 
marsantos@uneb.br
Currículo Lattes

Marijunio Rocha Pires

Vinculação: Substituto 
Titulação: Mestrado em Educação Física – UFTM  
Regime de Trabalho: 40 h
mrpires@uneb.br
Currículo Lattes

 

Marlon Messias Santana Cruz

Vinculação: Efetivo
Titulação: Mestrado em Educação e Contemporaneidade - UNEB 
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva
mmscruz@uneb.br
Currículo Lattes

Mateus Carmo Santo

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB 
Regime de Trabalho: 40 h
matcsantos@uneb.br 
Currículo Lattes

Nadson Santana Reis

Vinculação: Substituto 
Titulação: Doutorado em Educação Física – UNB
Regime de Trabalho: 20 h
nsreis@uneb.br  
Currículo Lattes

Osaná Macêdo Reis

Vinculação: Efetivo  
Titulação: Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação - UNEB
Regime de Trabalho: 40h
oreis@uneb.br 
Currículo Lattes

Rosilene Vila Nova Cavalcante

Vinculação: Efetiva  
Titulação: Mestrado em Educação Física – UCB
Regime de Trabalho: 40h
rvncavalcante@uneb.br 
Currículo Lattes

Rui José Braga Duarte

Vinculação: Efetivo 
Titulação: Doutorado em Educação – UFBA
Regime de Trabalho: 40h
rjbduarte@uneb.br  
Currículo Lattes

Sebastião Carlos dos Santos Carvalho

Vinculação: Efetivo 
Titulação: Doutorado em Educação Conhecimento e inclusão social – UFMG  
Regime de Trabalho: 40h
sccarvalho@uneb.br 
Currículo Lattes

Warley Kelber Gusmão de Andrade

Vinculação: Efetivo 
Titulação: Mestrado em Filosofia – UFSCAR 
Regime de Trabalho: 40 h Dedicação Exclusiva
wkandrade@uneb.br 
Currículo Lattes


Infraestrutura

  • 07 Salas de Aula;
  • 01 Sala do Colegiado;
  • 01 Sala do Centro Acadêmico;
  • 07 Computadores/ Datashow;
  • 01 Laboratório de Informática – LabInf;
  • 01 Sala de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (pesquisa)
  • 01 Serviço de Informática (pesquisa e impressão de material didático)

Estrutura Curricular

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h / 14h às 18h.

Loteamento Ipanema, s/n, Rua A, 394, Bairro Ipanema – Guanambi (BA).